Tudo Bem#2 Portugues do Brasil
Categories: Portuguese
Para ler antes de tudo
Você, que já começou a aprender o português do Brasil — com Tudo Bem 1 ou talvez com algum outro livro —, pode entender esta espécie de apresentação em português. O objetivo desta Unidade é lhe mostrar, em linhas gerais, o tipo de trabalho que deverá realizar, agora que já está num nível mais adiantado.
A base das atividades continua sendo oral, pois é o aspecto do aprendizado que requer maior treino. Não espere que seu professor fale por você: crie suas frases, proponha, teste suas hipóteses a partir de sua língua ou do que você já sabe de português. Corrija seus colegas e aprenda com eles. Haverá muitas atividades em dupla ou em equipe; fale português nesses momentos, vocês se ajudarão e se aperfeiçoarão mutuamente.
Como em Tudo Bem 1, você encontrará os PINGUE-PONGUES, que são a sistematização da gramática e cujo índice está no fim do livro, onde se encontra também um quadro de conjugação dos verbos regulares. Em cada Unidade há exercícios-lembrete, que remetem à Unidade em que aquele ponto gramatical foi estudado. As principais regras de ortografia são sistematizadas em páginas chamadas Por Escrito, cujo índice fica também no fim.
A maior novidade deste livro em relação ao primeiro são os textos para leitura. Você vai ver textos tirados de jornais brasileiros para exercícios de compreensão escrita. Eles são de um nível mais elevado que o que você é capaz de usar, naturalmente, pois foram escritos por e para brasileiros. Ao lê-los, lembre-se dos seguintes princípios (que você aplica inconscientemente, quando lê em sua própria língua): a) para entender o sentido geral de um texto, não é necessário enten¬der todas as palavras dele; b) há outros sinais, além das palavras, que nos orientam para a compreensão: disposição gráfica, tipo de texto e de assunto; pense nisso ao abordar a leitura, procure prever o vocabulário ou o tipo de construção de frase que você provavelmente vai encontrar, por exemplo, numa receita de cozinha ou numa notícia sobre economia.
Você sabe que é a prática o mais importante para aprender uma língua: então, faça, arrisque, diga, se contradiga, pergunte, pode até mentir — mas em português. Lembre-se que a aula existe para que você aprenda; assim também o livro, o professor e todo o resto. Você, adulto, é que toma em mãos seu aprendizado. E, no fim deste volume, tendo chegado a um nível que lhe permitirá conviver normalmente com brasileiros poderá responder ao amigo que lhe pergunta: “Então, como é que vai sen português?”
“TUDO BEM.”